quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Estudante de Jaçanã representará o RN no Parlamento Jovem Brasileiro



A Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza, localizada no município de Jaçanã, é conhecida pelo bom desempenho de seus estudantes. Das diversas premiações que a escola já recebeu, nesta semana, a estudante Dallyne de Fátima Silva conquistou mais um título para a instituição. Prestes a completar 17 anos, ela será a representante potiguar no Parlamento Jovem Brasileiro, programa da Câmara dos Deputados que simula a rotina dos trabalhos legislativos.

Para conquistar o posto, Dallyne escreveu um projeto de lei que disputou com outros 152 inscritos em todo o estado. A estudante propôs a extinção da taxa de deslocamento cobrada por todas as operadoras de telefonia móvel do Brasil, visando condições justas de uso para seus clientes. O objetivo é que tais empresas parem de cobrar abusivas taxas aos seus usuários quando estes utilizam seus celulares em Estados fora do seu domínio de origem.

"Sinto-me muito honrada em representar meu estado, pois sei da responsabilidade que terei em participar do parlamento, debatendo o meu projeto e outros de interesse nacional", disse a estudante. Sobre seu projeto, Dallyne explicou que a cobrança da taxa de deslocamento das operadoras de telefonia móvel é injusta: "Em cidades que fazem divisa com outros estados as taxas (roaming) são aplicadas de forma equivocada e não existe legislação que proteja o consumidor."

Os estudantes selecionados em todo o país, participarão de uma simulação da rotina dos trabalhos legislativos que pretende despertar nos jovens a reflexão crítica da importância da representação política. O Parlamento Jovem Brasileiro, programa anual da Câmara dos Deputados, acontece de 21 a 26 de setembro de 2014, em Brasília. Neste ano, o programa entra em sua décima primeira edição.

Este ano, o recorde de inscrições do programa Parlamento Jovem Brasileiro foi superado e chegou ao número de 2.079 mil projetos. Os estudantes inscrevem os projetos nas suas escolas, que os enviam para avaliação e triagem das Secretarias de Educação dos estados. Depois os projetos são encaminhados para a Câmara dos Deputados, onde uma comissão de analistas legislativos e outros servidores analisam e classificam cada um deles de acordo com critérios como originalidade, justificativa e clareza.

Em 2014, destaca-se o número de projetos voltados para a área de educação, cujas propostas pedem, por exemplo, a implantação de plataforma multimídia na rede pública de ensino e a contratação de jovens que se destacam no ensino médio para auxiliarem professores do ensino fundamental. Outras propostas pedem modificações em projetos de lei já existentes, projetos na área de saúde, meio-ambiente, segurança pública, economia, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário